MESTRADO | DEFESA - DICAS

| On

Este post justifica a minha ausência nos últimos tempos. É mais pessoal e pensei se deveria ou não fazê-lo mas achei que poderia ajudar alguém prestes a passar por esta etapa.
Na semana passada, depois de dois anos de muito trabalho, defendi (finalmente) a minha tese de mestrado. É comum recearmos o incógnito e diabolizarmos estes momentos-chave que nos parecem tão inóspitos. Eu tremia só de pensar no dia da defesa. Mas digo-vos, sinceramente, agora que passou e que sei verdadeiramente do que se trata, foi muito mais simples do que alguma vez supus.

Demorei algum tempo a escrever este post porque queria que não faltasse nada. Preparei então algumas dicas para quem poderá estar próximo deste momento ou para quem simplesmente tem curiosidade sobre o assunto. Shall we begin? Por onde começar?


#1 Antes de se lançarem neste desafio que é a elaboração da apresentação da tese/projeto/relatório de estágio, certifiquem-se do tempo disponível para a exposição, dos materiais que podem utilizar… Este é um bom ponto de partida.

#2 Conheçam todas as vossas alternativas. Por exemplo, no meu caso, uma vez que só tinha 15 minutos para apresentar, segui o conselho do meu orientador e fiz uso do PowerPoint sem utilizar grandes efeitos (para economizar tempo), apostando mais no grafismo. No entanto, se o vosso período para apresentar for mais extenso, saibam que existem outras alternativas muito dinâmicas e interessantes, como é o caso do Prezi. Todavia, é importante referir que este último (na versão base/grátis) requer ligação à Internet, o que pode ser um risco. Nestas situações prefiro sempre jogar pelo seguro. Atenção também que convém que o resultado final da apresentação seja bastante sóbrio, sem animações demasiado efusivas.

#3 Arranjem um bom fio condutor. A vossa apresentação deve ser o mais fluída possível, quase como se estivessem a contar uma história que devem conhecer “de trás para a frente”. Encontrem ainda interligações entre slides e temas para que não se criem aquelas pausas e silêncios constrangedores ao longo da exposição. Percebi que existem dois pontos marcantes: o início e o fim. O início deve ser forte e sair bastante fluído já que marca o compasso e as primeiras impressões que vão influenciar até ao fim da apresentação. O final é aquilo que verdadeiramente fica, por isso deve ser arrebatador. Apostem tudo na conclusão.

#4 O vosso suporte da apresentação não deve ter muito texto. É essencial que se sustentem as afirmações mas é também importante que economizem na mancha de texto para não cansar. Afinal de contas, o júri deve olhar mais para vocês e não para o que está projetado. Tornem-se na estrela da vossa apresentação; tem muito mais valor. #adartudo.


#5 A apresentação deve estar terminada, mais ou menos, duas semanas antes. Desta forma podem apresentar para o vosso orientador, o qual vos pode dar dicas importantes no sentido de melhorar. Assim, ficam ainda com algum tempo para adaptar e melhorar a exposição mas também para se adaptarem a ela e às novas alterações.

#6 Procurem ainda que aquele encontro seja realizado na sala em que vão defender o vosso trabalho de modo a ficarem mais ambientadas ao lugar mas também para saberem se o projetor é compatível com o vosso computador.

#7 Conheçam verdadeiramente o vosso trabalho e estejam preparadas para justificar cada tomada de decisão e frase do mesmo. Este ponto não é muito difícil porque não há ninguém mais dentro daquele trabalho do que nós próprias. Neste contexto, outros pontos importantes são: NÃO LEIAM nem levem pergaminhos com o que devem dizer. Podem ter pequenos “auxiliares de memória” com tópicos (que servem para isso mesmo, auxiliar) mas devem ter na “ponta da língua” a vossa exposição. Além disso, as folhas são uma distração já que se torna muito importante que se estabeleça contacto visual com os membros da mesa do júri.

#8 A grande dificuldade que encontrei no planeamento da minha defesa foi condensar 190 páginas em 15 (míseros) minutos. Para ultrapassar este obstáculo, nos dias antes, treinei e treinei (e treinei) sozinha com um cronómetro para não exceder o tempo permitido. Consegui. Na noite antes do derradeiro dia, sentei os meus pais, o meu irmão e o meu cão no sofá, liguei o computador à televisão e apresentei para eles várias vezes até me sentir completamente confiante para o dia seguinte. Além disso, foram bastante críticos comigo e deram-me boas dicas.

#9 No final da exposição, o júri tem sempre questões a colocar. Existem duas formas de fazê-las que variam muito de universidade para universidade ou mesmo entre membros do júri: as questões são feitas todas de uma vez só e nós vamos escrevendo para logo a seguir responde-las ou, pelo contrário, as questões fazem-se em género de conversa, uma questão e a sua resposta. Em todo o caso, levem sempre convosco papel e caneta.


#10 NO DIA: vão muito mais cedo do que o normal porque todo o cuidado é pouco e chegar atrasada à própria defesa dá uma péssima imagem. Eu fui mais de duas horas antes da hora marcada para me acalmar, para ver se estava tudo bem com a sala e para montar tudo o que seria necessário.
Sobre a indumentária, não é preciso irem de fato mas também não levem os mesmos ténis de sempre. Eu defendo que deve haver um equilíbrio. Eu vesti uma saia lápis com padrão preto e branco, uma camisola e um casaco pretos e umas botas curtas pretas. Com preto nunca me comprometo. E assim foi. 
Vão confiantes convosco próprias e com o vosso trabalho mas nunca se esqueçam que a humildade (em forma e conteúdo) é fundamental.


E aqui vos deixo algumas das dicas que considero mais importantes. Espero que sejam úteis e que possam ajudar alguém no futuro. 
Este foi um dos dias mais importantes da minha vida porque marcou o fim de uma etapa (vida académica) e o início definitivo de uma outra (vida laboral). 
No final do dia, senti-me orgulhosa de mim mesma. (deixo-vos uma das únicas fotografias que tirei no dia... não gozem).



Beijinhos,
40 comentários on "MESTRADO | DEFESA - DICAS"
  1. Muitos parabéns Rita, quer por a passagem para esta nova.etapa como por este post . Esta muito bem construído e ajudará certamente alguém na mesma situação .
    Muitos parabéns :) e que esta nova etapa te sorria rapidamente .
    Quanto à foto , foste muitíssimo bem , muito bonita e elegante ;)
    Beijinhos

    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh! Que querida! Fico muito contente em ler as tuas palavras. Muito obrigada :D
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  2. Parabéns Rita! Ainda bem que o sufoco valeu a pena ahah!
    Conheço bem esse medo. Quando comecei a licenciatura pensei que ia ficar por ali porque a ideia de tese e defender uma tese parecia tãããão fora das minhas capacidades, mas não passa mesmo de um monstro nas nossas cabeças.
    Óptimas dicas! Admito que não treinei tanto como tu e que fui de converse para a minha defesa mas o resultado também foi bastante positivo ahah

    Marta Rodrigues, Majestic
    Passatempo! Palette Cocoa Blend da Zoeva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Martinha/Sakura! Ahahah :D Também pensei assim quando comecei a licenciatura mas agora fico feliz por tê-lo feito.
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  3. Parabéns Rita! =) Mais uma etapa alcançada...adorei ler o teu post e os gifs que meteste acompanhar o texto. Eu sou licenciada mas não estou a tirar o mestrado, por opção =) tirei design de moda e para já estou a tentar estagiar. Mas gostaria de tirar um mestrado futuramente...por isso ficam as tuas preciosas dicas.
    Beijinhos*

    Comecei a seguir-te <3 Faz também uma visita ao meu blogue e espero que gostes do que tenho publicado por lá..
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida :D Design de moda?! :O Que sortuda! Adorava! Espero que encontres rapidamente um estágio na área!
      Beijinhos ❤

      Eliminar
    2. Tirei o curso na Faculdade de Arquitetura em Lisboa =) também espero encontrar rapidamente um estágio na área..Beijinhos*

      Eliminar
    3. Achei este post absolutamente fantástico! É incrível ver como explicaste todos os passos! :)

      Eliminar
    4. Achei este post absolutamente fantástico! É incrível ver como explicaste todos os passos! :)

      Eliminar
  4. Muitos parabéns Rita! Gostei imenso de ler, comecei este ano o mestrado também e admito que estou cheia de medo do que para aí vem haha.
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! :D Mestrado em quê? :) Vais ver que vai correr tudo bem! Passa tão rápido! Quando deres por ti já tens o diploma na mão!
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  5. Ainda bem que correu tudo bem! Muitos parabéns! :D
    r: realmente, o azul é mesmo a minha cor haha :)

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Tenho tanto medo de quando esse momento chegar, comecei este ano o mestrado mas já ando a temer a tese :p ainda bem que correu bem, imagino só o trabalho que deve ter dado e o nervosismo da apresentação! beijinhos :)


    http://saltosecomputadores.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestrado em quê? :D Eu estava mesmo muito nervosa mas sem um terço da razão. Foi muito mais simples do que poderia ter imaginado. Quando acabei fui logo festejar :P
      Beijinhos ❤

      Eliminar
    2. R: Isso de devolverem o dinheiro é o que me ajuda no medo das compras online :p
      Engenharia de sistemas, oh espero bem que comigo também seja assim, apesar de saber que vou ficar numa pilha de nervos :) beijinhos!

      Eliminar
  7. Ainda bem que correu bem. Adorei as dicas.
    Já sigo por aqui.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e simpatia Virgínia :D
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  8. A única vez que fiz uma defesa de "tese" foi no 12º ano e pouco me lembro por ser tão stressante, não imagino o que me teria acontecido caso tivesse seguido mestrado na universidade... boas dicas though!

    beijnho,

    McTBeauty
    http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Ainda não fiz o mestrado mas está nos meus planos fazer dentro dos próximos cinco anos.
    Obrigada por partilhares essas dicas, até vou guardar nos marcadores para o futuro :p

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh :D Obrigada querida! Foi dos comentários mais simpáticos que já recebi! Fico muito feliz. :D
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  10. Muitos Parabéns!!
    Eu já fiz uma apresentação de Pap e um seminário no âmbito da mesma, no 12º ano!
    Também estava nervosa!!
    Segui, adorei o blog ((:
    Beijinhos**

    leoninegirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também fiz no 12º ano e à frente de muitas turmas. Acho que fiquei mais nervosa para essa do que para esta :P
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  11. Parabéns, antes de tudo =)
    Quanto ao post, muito bem construído, acho que está aí tudo =)

    ResponderEliminar
  12. r: Obrigada! As imagens não são minhas, esqueci-me de referir haha :)

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns!
    O post está óptimo, confesso que esse é um assunto que me deixa nervosa só de pensar ahaha
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta :D Apesar de ainda te faltar um bocadinho para esta etapa, espero que as dicas tenham servido para não ficares tão nervosa e que te tenham dado uma ideia mais clara sobre a defesa da tese :P
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  14. Ola, vim retribuir a visita e também já aderi ao teu blog.
    Qunato ao post, está muito bem construído...com certeza ajudará outras meninas/os que estejam a atravessar uma fase idêntica...e j´agora, muitos parabéns ;)
    Beijinhos

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora muito obrigada Miss Cokette! E obrigada pela visita!
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  15. NOSSA RITA! GUARDEI DIREITINHO AS DICAS, SEI QUE UM DIA O MESMO IRÁ ACONTECER COMIGO, E QUERO ESTÁ PREPARADA APESAR DO NERVOSISMO QUE SEMPRE BATE EM HORAS ASSIM. TE SEGUINDO AQUI :D

    BEIJINHOS DO BRASIL

    http://16primaverasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ingrid! :D Era exatamente esse o meu objetivo! Quero criar conteúdos relevantes e que possam ajudar no dia-a-dia :)
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  16. Não me leves a mal, mas tu pareces tão novinha, ninguém diria que já tinhas defendido a tua tese de mestrado! Leva isto como um bom elogio, por favor, és linda de morrer! :)
    Adorei mesmo as dicas. Acho que vou guardar este post, para daqui por 5 anos quando tiver que defender a minha saber exatemente como o fazer ihihih
    Que esta nova fase corra pelo melhor!

    Beijinho no coração,
    Vera, autora do blog Miss Independent.

    ResponderEliminar
  17. Opa só de ler o teu post comecei logo a suar! A minha defesa é so lá para Dezembro e cada vez que penso nela tenho um mini ataque cardíaco!
    Adorei o post e vou apontar as tuas dicas para quando chegar o triste dia :P
    Beijinhos =)

    http://pinkivorymakeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! ❤ I will look for you and I will find you :P Retribuirei sempre a visita no teu blog! Beijinhos

Custom Post Signature

Custom Post  Signature