RECUPERAR AS UNHAS DEPOIS DO GELINHO/GEL | OS MELHORES PRODUTOS

"Tirei as unhas de gel e agora?"

Admito: fiz gelinho durante mais de dois anos sem qualquer pausa. Mas sabia tão bem ter sempre as unhas bonitas e bem feitinhas... O resultado não podia ter sido pior e as minhas unhas, que em tempos tinham sido fortes, saudáveis e de crescimento rápido, estavam tão quebradiças que mais pareciam folha de papel. Um toque mais brusco partia a minha unha ao ponto de a rachar, o que fazia com que mais tarde demorasse uma eternidade a crescer. Além disto, notava que as minhas unhas estavam muito fragilizadas, secas e com uma textura fora do normal, quase "riscada".

Mas encontrei os produtos certos por isso resolvi fazer este guia completo para tratar e fortalecer as unhas depois do gel ou gelinho.

Se também vocês têm problemas com unhas fracas, quebradiças e estragadas, continuem a ler para os meus segredos.


Apesar do gelinho não ser tão prejudicial como as unhas de gel, não deixa de ser um processo com químicos que agridem e que retiram defesas e componentes importantes na nossas unhas. Sempre fiz todo o processo e as manutenções do gelinho no meu espaço de estética de eleição, que frequento já há mais de dez anos. Lá tenho a maior confiança, sei que os produtos são de qualidade e as técnicas têm o cuidado de não utilizar broca para retirar os vernizes entre manutenções. Ainda assim, por a longo prazo danificar as unhas, é aconselhado fazer uma pausa algures no processo, nomeadamente quando começamos a sentir alguma fragilidade. Eu não fiz e cometi um erro pelo qual vim a pagar caro.

Experimentei vários produtos e várias marcas, inclusivamente o famoso Ecrinal de farmácia e nada funcionava. Temi verdadeiramente não conseguir recuperar as minhas unhas até  que cheguei à fórmula final que realmente me ajudou a trazê-las de volta à vida! Os dois heróis desta história são da Mavala, uma marca suíça com laboratórios que desenvolvem produtos de beleza e de tratamento de alta performance.


Vou então passar a explicar a aplicação dos produtos e falar-vos um bocadinho sobre eles. Costumo aplicá-los antes de me deitar para os deixar atuar. O primeiro a usar (o da esquerda com tampa vermelha) é um verniz endurecedor para as unha. O Mavala Scientifique - líquido com pincel - promete endurecer a unha quebradiça, devolvendo-lhe vitalidade e o seu aspeto normal e forte. Foi desenvolvido em 1958, tornando-se no best seller da marca. Desde aí, manteve a imagem do clássico frasquinho azul e a sua fórmula poderosa.

APLICAÇÃOPrimeiro, as unhas devem estar limpas e sem qualquer resíduo de verniz. Antes de usar o Mavala Scientifique, que deve ser aplicado exclusivamente na ponta da unha, evitando ao máximo o contacto com a pele, cutículas e debaixo da unha, convém aplicar um óleo protetor nas cutículas/pele (pode até ser o simples óleo de amêndoas doces, não é necessário ser nada de especial). Quando comecei saltava este passo e as peles em volta da unha ficaram muito ressequidas e duras porque... bem, é esse o objetivo que procuramos na unha. O cheiro não é muito agradável por isso aconselho a que a aplicação seja feita num espaço arejado.

FREQUÊNCIA: Inicialmente, para tratamento de choque, se assim se justificar, aplicar duas a três vezes por semana. Quando as unhas começarem a ficar mais fortes, passar para uma vez por semana. Depois passar a aplicar duas a três vezes por mês. Vocês saberão fazer essa gestão.

PREÇO: cerca de 15€. Já passou mais de ano e ainda só usei um terço.

VALE A PENA? Vale muito a pena e rende muito. Aconselho-o vivamente a quem tem alguma propensão para partir a unha ou a quem está a passar o mesmo problema de enfraquecimento depois de fazer gelinho/unhas de gel. Ao fim das primeiras três semanas de utilização, notei que já não estavam "moles" nem que partiam ao mínimo toque e, com o uso continuado, voltaram ao normal! Este verniz endurecedor para as unhas é simplesmente fantástico!


Quando sentia que a unha já tinha absorvido todo o produto anterior, então era hora do sidekick - o Nailactan. Este é um creme leitoso super nutritivo ideal para unhas secas e com sinais de agressões externas. Tem na sua composição aminoácidos essenciais, lípidos e vitaminas que equilibram e fortalecem a queratina. No geral, e o que promete, é uma nutrição e hidratação da unha, restaurando a sua natural flexibilidade e resistência.

APLICAÇÃO: Como é em creme, tem uma fórmula leitosa e ligeiramente gordurosa. Aplicar desde a raiz até à ponta da unha. O primeiro produto não deve ser usado com verniz mas o Nailactan pode, apesar de ser mais eficaz quando aplicado diretamente na unha. Pode ser adquirido em dois formatos: em creme leitoso vendido em tubo (o meu), ou em creme de boião. Tem um cheiro suave e quase indetectável.

FREQUÊNCIAUsei todas as noites durante dois/três meses porque as minhas unhas estavam muito fragilizadas. Quando senti que já estavam recuperadas, passei a usar duas vezes por semana. Agora coloco apenas de vez em quando, durante a manicure normal.

PREÇO: cerca de 20€. Por ser em creme e sair mais quantidade pelo tubinho, não dura tanto tempo quando o Mavala Scientifique mas ainda assim, basta um pontinho de creme em cada unha e espalhar. Durou cerca de um ano.

VALE A PENA? Recomendo, sem sombra de dúvida. Este creme devolveu o ar saudável e a hidratação às minhas unhas. É um pouquinho mais caro mas uma vez que rende bastante e que é tão eficaz, aconselho-o muito. O Nailactan é um excelente produto para incorporar na rotina de manicure, depois de usarem o verniz/top coat. Além dissso, além de hidratar a unha, também o faz com as cutículas.


Esta foi a minha experiência e primeiro contacto com os produtos da Mavala e não poderia ter ficado mais rendida às evidências. Os produtos não são propriamente económicos mas quando há provas desta qualidade e eficácia, então acho que vale a pena investir. Experimentei em vão tantos que não funcionaram (e aí sim, considero que perdi dinheiro) que foi uma lufada de ar fresco dar de caras com esta fórmula vencedora: Mavala Scientifique + Nailactan.

ONDE COMPRAR A MARCA MAVALA? Podem encontrar os produtos em várias lojas online, parafarmácias, perfumarias locais (o meu caso) ou  grandes espaços como a Sephora, Douglas, Perfumes & Companhia, etc.

Em dois simples passos, invisto na vitalidade das minhas unhas que irão crescer mais fortes e saudáveis. Hoje uso-os apenas como cuidado e prevenção. Tal como os cremes hidratantes e séruns para o rosto, também as nossas unhas merecem o cuidado e atenção.

SOU CONTRA O GELINHO/GEL? Hoje em dia dispensei por completo o gelinho ou outros procedimentos "danosos" para as unhas - fico-me pela manicure normal. Não sou contra mas acho que a longo prazo trazem consequências negativas. Para mim, vejo-os apenas como uma saída prática para quando vamos de férias ou algo do género, mas nunca de uso continuado. Além disso, surgiram também muitas notícias que alertavam para os perigos associados às luzes UV utilizadas para catalisar os vernizes, que me deixaram a pensar. Prefiro jogar pelo seguro.

Para quem estava habituada, é uma seca não ter sempre as unhas pintadas e arranjadas durante três semanas sem mexer uma palha mas agora prefiro alguma precaução. E vocês? Qual a vossa experiência e opinião com gelinho ou gel?

13 comentários

  1. fiz gelinho durante uns 8 meses seguidos e as minhas unhas ficaram super fracas. super finas e super fracas. entao há uns meses atras parei de fazer e tenho andando a tentar recuperar as minhas unhas, que apesar de ja estarem muito melhores, ainda nao estão como antigamente... onde posso comprar os produtos da Marvala?? deixa-me um comentario no meu blog com a resposta pleaaase! quero muito experimentar isto!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita!

    Eu estou a fazer um tratamento idêntico, mas com produtos da Peggy Sage. Também já ouvi falar da marca Marvala. Não estou a ver resultados com a o tratamento que estou a fazer...se continuar sem resultados, vou testar estes! Beijinho linda!<3

    ResponderEliminar
  3. Adorei saber como trataste as tuas unhas, quando retiro o gel também fico com as unhas enfraquecidas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Faço gel há dez anos ou mais e imagino que as minhas unhas estejam bastante danificadas, mas o facto é só um: não pretendo deixar de usar nunca mais!😂😂😂

    Esses produtos são dos melhores para cuidar das unhas! Ainda me lembro qd era pequenina e só existia no corte inglês em o Vigo!

    ResponderEliminar
  5. These look like lovely products! thanks for sharing! :)


    Away From Blue

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca fiz gelinho, mas há uns anos era fanática por pintar as unhas (todas as semanas com um verniz de cor diferente) e passado algum tempo comecei a perceber que estavam a ficar moles, quebradiças e também amarelas. Desde então, nunca mais voltei a pintar as unhas - nem com verniz transparente! 😛

    ResponderEliminar
  7. Great to know that this way you can recover your nails. I haven't tried gel nails.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  8. Very interesting. I love helpful tips for nail care. Thanks for sharing, lovely :)

    www.effortlesslysophisticated.com

    ResponderEliminar
  9. Didn't know that there is such a good helper for damaged nails! Thanks for sharing dear.

    lots of love, Miri
    www.meetmiri.com

    ResponderEliminar
  10. Thank you for sharing this! I was always afraid of gel, yet most of my friends have a lot of damage from it.

    Lindifique

    ResponderEliminar
  11. Já utilizamos esse "verniz" e notamos bastante diferença!

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  12. Fiz um post sobre manicure em casa no domingo passado e nos stories que fiz no Instagram falei deste produto da Mavala! Adoro-o e ajudou imenso as minhas unhas desde que deixei de fazer unhas de acrílico/gel/gelinho...
    Beijinhos, I'm Patrícia Silva!!

    ResponderEliminar

Thank you! ❤ Muito obrigada pelo teu comentário! ❤ Your feedback is highly appreciated. I'll make sure to answer all your question and return the love on your blog.

Instagram

EVENING BREEZE. Theme by STS.